terça-feira, 7 de maio de 2013

Os melhores músicos da história da Freguesia do Ó

Num passado recente, tivemos uma cena muito forte de underground para a música, cheguei a pensar inclusive que underground foi mais moda que a própria televisão e rádio, com suas modinhas.

Dentre as principais bandas, com base nos meus critérios musicais e em critérios de popularidade, atitude, trabalhos e  claro, sucesso, cheguei a conclusão da seguinte lista:


8° Fernando Batata - Newband e Radiofone

Baterista muito técnico, integrou boa parte de sua carreira a banda newband, uma banda de pouca expressão no bairro, com o fim da banda, foi convidado por ex-integrantes da 35 ml's para tocar Axé Rock.

7º Juca - Negroots

Baixista da maior banda de reggae da Freguesia do Ó, muito criativo, aparenta dominar o baixo como poucos dominaram aqui na Frega.



6° Paulo Neto - Small Shift

Guitarrista e segunda voz, para o estilo de sua banda, uma das principais do gênero emocore no bairro, Paulo foi um dos melhores que vi tocar na época de cena forte. Atualmente não tenho a informação se o músico segue em algum novo projeto, já que a Small Shift acabou.



5º Rick Maians - Sentido Figurado

Ponto forte na confusa nova formação da banda, de 2011  Rick Maians conseguiu pela primeira vez chamar o destaque da banda para a bateria. Dono de uma técnica invejável, Rick chegou desacreditado ao projeto e aos poucos ficou conhecido no bairro como o melhor baterista, colocando um ponto final na velha história que a Sentido Figurado só tinha Rafa Marighetti como músico acima da média.



4º Vini Castellari - Project 46

Também integrou Kroach, uma banda cover de Slipknot e chegou ser visto como o melhor guitarrista
disparadamente do bairro, mas rapidamente pudemos analisar em sua banda de músicas próprias, a Project 46, que embora seja um grande guitarrista, existem outros melhores. O 4° lugar ficará pela atitude e época que marcou.



3° Pêh Moraes - Small Shift e Carreira Solo

Dono de talvez a segunda maior legião de fãs do bairro, Pêh era um pouco "perdido" nos tempos que liderava uma banda de emocore, chegando a praticamente "plagiar" todas as outras bandas que se influenciava. Como cantor solo, mostrou-se maduro e com experiência traça uma bela carreira. Como ponto mais forte, vem conseguindo migrar suas fãs "emos" para o estilo praia-reggae que faz.


2° Gabriel Débia - Tuneful Chaos e Color TV

Músico completo, iniciou sua carreira de forma promissora na banda Tuneful Chaos, porém o excesso de "underground" ou "independência" e até mesmo o tanto quanto "alternativa" a banda e seus integrantes tentavam ser, fizeram com que investimentos da gravadora F Records  e lançamento de um álbum, jorrasse ostracismo a uma banda que nem estourou e já pensava ser famosa, agindo de forma indiferente com seus apreciadores, desperdiçou a chance de despontar no undergound. Gabriel ainda assim resolveu se tornar líder de uma banda alternativa, sem nenhum público, mas com músicas de muita qualidade. Faltou carisma sobrou talento.

 
1° Rafa Marighetti - Sentido Figurado
 

Rafa, o mestre da "emoxada" foi sem dúvidas não só o melhor músico, mas também uma das personalidades mais marcantes da história da Freguesia do Ó. Dono de uma voz da hora, sem maldade, podia subir no palco e cantar fora do tempo, desafinar se quisesse, a voz do cara agradava demais. Dono da maior legião de fãs do bairro, Rafa era adorado não só por emos, metaleiros, punk, funkeiros, favelados, patricinhas, todos pagavam um pau para ele. Quando começou era bem verde, não aparentava sacar muito de música, mas a voz marcante o ajudou mantendo-o como principal destaque da Sentido Figurado, já que a primeira formação era fraquíssima. Quando vimos ele preparado para o sucesso inexplicavelmente a banda acabou, exatamente quando começou mudar o conceito que antes diziam que ele só tinha uma bela voz e nada mais, posteriormente quando passou ser respeitado como músico conceituado, quase 4 anos depois de iniciar sua carreira, o mito do moicano calopsita resolveu encerrar a banda. 2 anos depois retomou o projeto e lançou o melhor albúm do bairro: Circulo Vicioso 2011, com mais de 1 milhão de acessos em toda web, foram destaque no top 40 do tramavirtual, torcaram no Hangar 110 pela primeira vez como banda principal, para mais de 200 pessoas e mitou até umas horas quando anunciou que sairia e faria carreira solo,
bandas como Fake Number, Replace e Suggar Kane dispertaram interesse em tê-lo como guitarrista, outra coisa que ele mostrou saber fazer como ninguém, tocar sua guitarra e cantar, calando a boca de muitos críticos de plantão, alá Fall Out Boy in frega.

14 comentários:

  1. Mariguette melhor músico? tava mais para modelete. Fernando Batata, quem seria essa criatura? Pêh Moraes é tenso! O menos pio é o Juca mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa foi não apenas o melhor do bairro, mas um dos melhores de todo o underground nacional.

      Excluir
    2. deve ser um desses regueiros de Pirituba querendo vir trolar aqui no blog da FREGUESIA DO Ó.

      Excluir
    3. Cotovelo dodoi? passa gelol passaaaaaa...

      Excluir
  2. Rafa sempre foi uma pessoa diferenciada, era o tipo de músico que quando chegava no lugar causava impacto, mesmo quem não conhecia a banda não sabia quem era, já sentia que ele era o músico e líder da banda. Quem tinha o privilégio de encontrar ele por ai sentia uma energia diferenciada, algo sobrenatural, místico. Acho que é até covardia comparar o gênio da música, com esses outros garotos, que embora sejam bons, são pessoas comuns e esforçadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ser que ele fosse uma pessoa marcante, mas em 2 show que eu fui, achei uma m* não vi graça e o cara faz mais pose do que canta!

      Excluir
  3. Uma vez no show da SF alguns minutos antes eu falei assim para o Felipe, baixista da banda: Fala para o Rafa que eu amo ele. Tive como resposta: Todos nós amamos e quem não ama odeia, porque o cara desperta os sentidos de todas as pessoas. Fiquei um pouco chateada, mas depois que ele pegou na minha mão, em cima do palco fui as lagrimas. Ver um show da SF, maior banda da freguesia do Ó, não tem preço.

    ResponderExcluir
  4. Aff essa lista foi escrita por uma das 500 milhões de virgens que se masturbavam sonhando com o emo vulgo chocolate milkybar de jeito afeminado e cabelo que anos depois inspirou Luan Santana e Neymar? Sem comentários, Rafael é o pica das galáxias da música freguesiana então? Cada uma viu, olha o resto da lista é um pior que o outro. Pudia mudar o titulo da postagem para "Os maiores sonho de consumo das emos da Freguesia que tentaram ser músicos "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só rindo mesmo, garoto se enxerga o Rafa Marighetti tem muito mais história nesse bairro que sua família toda.

      Excluir
    2. Lista feita por quem conhece e criticada por quem só ouviu falar e morre de inveja, entra aqui só para falar mal.

      Excluir
  5. Essa banda newband era triste, a melhorzinha era o slipknot cover mesmo, apesar dos integrantes serem um lixo, o cover até que descia depois de algumas brejas.

    ResponderExcluir
  6. Fato obvio quando li o titulo da matéria.
    Não há como pensar em freguesia do ó, música e não vir na cabeça o Rafa Marighetti. tão previsível que ele ia ficar em 1º quanto o fato que apareceriam um monte para criticar. Sempre foi assim, admiração garantida, os mais sociais admitem, os mais trolls desdenham e falam coisas sem sentido, mas no fundo todo mundo ama.

    ResponderExcluir
  7. Concordo em genero numero e grau mas acho que faltaram mais alguns. esse Gabriel não merecia estar a frente do Rick Maians, nem sei quem é e nem conheço color tv e tunefu caos

    ResponderExcluir