sexta-feira, 10 de maio de 2013

Linha 6 do Metrô Brasilândia tem início adiado de novo. Vamos acompanhar

Depois de anunciar que a Linha 6 do Metrô – Brasilândia/ São Joaquim - iria começar entre abril e maio de 2013, em Audiência Pública na Uninove, em meados do ano passado, o Governo do estado adia, de novo, o início das obras da sonhada linha metroviária. Segundo matéria publicada em O Estado de S. Paulo 7/maio.2013), as obras só serão iniciadas no ano que vêm, por sinal, ano de eleições.

O atraso no início das obras já contará uma gestão, já que o ex-governador José Serra havia prometido-a para 2009. A notícia de O Estado de S Paulo diz que o Governo do Estado de São Paulo apresentou, no dia 6/maio/2013, o seu modelo para viabilizar a construção da Linha 6-Laranja do Metrô, a maior Parceria Público-Privada do País até o momento. O edital garante a investidores que, até em caso de "terremoto ou queda de meteoros", haverá retorno. Diz lá também que "as obras devem começar no ano que vem".

A construção da linha está estimada em cerca de R$ 8 bilhões e, com a contrapartida do Estado, o custo da obra, em 25 anos, pode chegar a R$ 20,5 bilhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Em janeiro o governador Geraldo Alckmin esteve na Freguesia do Ó, onde anunciou a licitação da obra da Linha 6, que deveria levar três meses para ter um resultado. Pelo visto algo de errado aconteceu. Agora, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, vem a público dizer que as empresas interessadas têm até 30 de junho para apresentar as propostas e que vencerá quem pedir a menor contrapartida.

Veio oferecer novas garantias, que incluem cobertura para desastres naturais e a "parceria" do governo para arcar com custos de desapropriações, que será mais caros do que o estimado. A alegação dada, segundo O Estado de S. Paulo, é que as desapropriações são consideradas um risco financeiro porque moradores atingidos podem contestar valores na Justiça. Pelo novo edital, o governo vai arcar com metade dos valores que ficarem acima do preço estimado pelos imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário